domingo, setembro 21, 2008

A Lei de Saúde do Senhor.

PALAVRA DE SABEDORIA – DISCURSO DO DIA 21/09/2008
POR: ANDRÉ FREITAS. Tempo Limite: 5 minutos

De acordo com os 21 versículos da seção 89 de Doutrinas & Convênios, o que começou com uma revelação a Joseph Smith de determinadas recomendações se tornou mandamento e o seu cumprimento uma prova de fé e confiança na promessa de receber bênçãos físicas e espirituais, a curto e longo prazo.

Hoje eu venho falar de um assunto bastante conhecido, mas que vale a pena ser relembrado sempre, pois é um compromisso contínuo para o progresso pessoal – A palavra de Sabedoria.

Todas as drogas causam malefícios, mas no caso das drogas criminalizadas, isto é, aquelas cuja produção, distribuição e comercialização e consumo a lei proíbe, o malefício está naquilo que elas podem fazer com seus usuários individualmente. Contudo o malefício maior é que por serem proibidas criam espaço para o estabelecimento de um império de violência, crime, dinheiro, corrupção, intimidação que coloca em perigo a ordem social. Tomando exemplo o Brasil, logo quando as drogas estavam começando a se difundir na sociedade existiu repressão a esses “subversivos” e tinham controle da situação, bem a ditadura acabou e os “subversivos” foram crescendo, suas práticas antes condenadas passaram a ser toleradas e hoje vemos famílias sendo destruídas e a segurança nacional ameaçada.

Mas as bebidas alcoólicas nunca foram combatidas como foram às drogas, no passado repressor da nossa ditadura. Até o cigarro foi abolido da televisão, antes víamos cowboys mostrando virilidade ao fumar um cigarro ou um rico mostrando elegância com o um charuto em punho. Mas os comerciais de bebidas alcoólicas nunca foram banidos da TV, e sim está a todo o momento passando uma atmosfera de juventude, alegria, riso, companheirismo, festa. A palavra álcool vem do árabe e significa coisa sutil, não é alimento, nem remédio é tóxico. A embriaguez é hábito que se observa difundido em todas as camadas sociais. Mudam-se os tipos de bebidas: das mais populares, ao alcance do trabalhador braçal, às mais sofisticadas, para os homens de "status". No entanto, o costume é o mesmo, os prejuízos, iguais. A bebida só leva à autodestruição, e nada de construtivo oferece às suas vítimas. As alterações das faculdades intelectuais causadas pela embriaguez, principalmente da autocensura, que priva a criatura da razão, tem levado homens de caráter integro a cometer desatinos, crimes passionais e tragédias. Geralmente bebidas e cigarros são consumidos em conjunto, principalmente por jovens.

Dados do Ministério de Saúde revelam doenças motivadas pelo cigarro matam 200 mil pessoas por ano no Brasil e o gasto com tratamento para essas doenças e de cerca de R$338 milhões. No Brasil o cigarro mesmo sendo taxado a 75%, é o sexto mais barato do mundo. Somos modelo no combate ao fumo, mas somos o maior exportador de tabaco do mundo, paradoxal não é? Hoje são consumidos mais de cinco trilhões de cigarros por ano no mundo. O engaçado é saber que o fumo era desconhecido pelos europeus até 1498 e que o conquistador espanhol Rodrigo de Jerez, ao fumar em público, foi preso por três anos pelo crime de “selvageria” e que o ato de fumar se tornou popular com o cinema americano em 1920. Triste é saber que pelo menos 2.655 pessoas não-fumantes morrem a cada ano no Brasil por doenças atribuíveis ao tabagismo passivo.

Um grande costume da nossa sociedade e principalmente dos fumantes é o de tomar café, esse “veneno negro” só traz malefícios, desde escurecer os nossos dentes e deixar pele flácida causas problemas nervoso, cardiovascular, digestivo e urinário; e quando associado ao cigarro vira o pior inimigo do nosso corpo, embora ele pareça ser um estimulante na verdade ele reduz a oxigenação dos neurônios. 

Um fato inusitado na minha pesquisa foi não ter encontrado nada falando dos malefícios do chá preto, no entanto uma vez um anjo perguntou a Adão por que ele fazia sacrifícios e ele respondeu: Não sei, faço porque Deus ordenou. Então como disse Alma se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras. 

Testifico que A Palavra de Sabedoria é um mandamento do senhor e que se seguirmos esses mandamentos de não ingerir drogas, tabaco, bebidas alcoólicas, café e chá preto, receberemos bênçãos do Senhor por toda a vida. E devemos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é santo e o Pai Celestial deseja que cuidemos bem dele. E essas palavras eu deixo em nome de Jesus Cristo, Amém.

Referências bibliográficas:

O Livro de Mórmon
Alma 32:21

Doutrinas & Convênios
Seção 89

Princípios do Evangelho – A Lei de Saúde do Senhor
Pag. 192-195

Dicionário online Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php

Jornal do Senado 
Ano XIV Nº 2.876/188 Pag.10 e 11

Coluna Aprendiz – por Rubem Alves
http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/r_alves/id250703.htm

Blog BIOSOFIA – Para uma nova compreensão da Vida, do Universo e do Homem 
http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/r_alves/id250703.htm

Comunidade Espírita – Reflexões de reforma íntima

http://www.comunidadeespirita.com.br/reformaintima/03%20osmaleficiosdoalcool.htm

Obrigado pela atenção,

Andy.

Nenhum comentário: